quinta-feira, 20 de maio de 2010

EMBUTIDOS

Essa palavra foi, de longe, a que mais me chamou a atenção hoje de manhã. Vocês brasileiros tem uma mania curiosa de empregar o sentido de uma palavra, aparentemente inocente, com uma conotação pejorativa ou cômica. Desde que cheguei a este planeta não havia me deparado com esse tipo de fenômeno.

Todas as manhãs eu costumo folhear algumas páginas na internet. Embora não entenda o motivo de quase nada, acho tudo interessantíssimo. Os humanos são interessantes. Por exemplo, hoje, na página do G1, estava em destaque o seguinte: “Embutidos aumentam o risco cardíaco”. Veio-me logo à cabeça a lembrança de uma semana passada. Eu estava andando com um terráqueo que ia me levar a um lugar muito popular aqui no recife, a boca-de-fumo, que é um nome engraçado para uma loja escondida. Logo quando dobramos a esquina ele me apontou uma moça muito estranha (ele chama de bizarro aquilo que é estranho, eu não gosto dessa palavra). Ele apontava e ria. Depois me disse que era uma embutida. Eu menti, dizendo que sabia e dei uma risadinha. Eu peguei esse costume, que não compreendo, com vocês. Vocês não gostam de não saber e sempre fazem isso.

O dicionário me disse que embutido significa,(francês emboutir)
v. tr.
1. Introduzir em abertura ou num vão.
2. Marchetar, tauxiar.
3. Meter à força.
4. Pop. Impingir; engolir.
Embutido
s. m.
1. Obra de marchetaria.
2. Obra de mosaico.
3. Cada fragmento desses trabalhos.
adj.
adj.
4. Marchetado.
5. Introduzido à força.

Continuei não entendendo. Um vizinho me ensinou, falando-me que embutido também poderia ser aquilo que parece ser mais não é. Não consigo saber nada sobre aquilo que parece ser, mas não é. Não acho que não existe uma coisa que não seja, por que se não é uma coisa, ela é outra. Vocês fazem muita confusão.

Quando eu cliquei na coluna em destaque apareceram salsichas. Aí deu um nó na minha cabeça (como se pode dar um nó na cabeça?). Por que salsicha é embutida?
Eu não sei. Meu vizinho me disse que existem até padres embutidos. Esses homens que vocês chamam de padres são medonhos. Usam sempre a mesma roupa e vivem sós. Ouvi falar, um dia desses, de uma lei chamada celibato que não deixa esses padres chegarem perto de mulheres e crianças. É diferente, mas eu não queria ser padre. Dizem que chefe deles é um senhor muito duro chamado Ratzinger. E todos eles são irmãos. O pai deles parece que se chama Deus. Eu Não acredito nisso, são muitos padres. Hoje eu li que um padre anda deprimido com a solidão e não quer descontar nas criancinhas. Foi um desabafo sincero. Eu achei. Ele quer acabar com essa tal lei do celibato. Eu acho, também, que deve acabar. Eu li ontem a noite uma lista com as dez prostitutas que mudaram o rumo da história. Uma matéria publicada na revista Galileu, que foi retirada do mental floss (esse site é legal). Ela fala de um rapaz “Mike Jones: o herói dos homossexuais”. Ele fazia sexo com um religioso embutido. Nesse sentido, assim aprendi, embutido quer dizer que ele dizia que não fazia sexo com o Mike Jones. E Jones, com muita raiva (sentimento que não gostei. Me deixa vermelho), disse o que eles faziam, numa rádio, e esse religioso foi expulso. Disseram que ele agora não é mais filho de Deus. Eu não entendo como um ser pode deixar de ser filho assim. Eu acho melhor acabar com esse negócio de celibato, se não Deus vai desfazer um monte de filhos e as crianças nunca vão poder visitar a igreja, que é onde moram esses homens que não trocam de roupa e andam sós.

4 comentários:

  1. uma coisa é uma coisa, qualquer coisa é qualquer coisa e nada é nada. e ponto. não dá pra ser duas coisas ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  2. "Esses homens que vocês chamam de padres são medonhos. Usam sempre a mesma roupa e vivem sós."

    Adorei véi!

    ResponderExcluir